UMA VELHA FÁBULA

UMA VELHA FÁBULA

UM VELHO, PASSEANDO CERTO DIA PELA FLORESTA, ENCONTROU UMA VELHA GARRAFA AZUL EMPOEIRADA. ENQUANTO A LIMPAVA, SURGIU DA GARRAFA UM GÊNIO!  O GÊNIO PROMETEU SATISFAZER TODOS OS DESEJOS QUE O VELHO PUDESSE PENSAR, COM UMA CONDIÇÃO: SE ELE TERMINASSE TODOS OS DESEJOS, O GÊNIO PODERIA DEVORÁ-LO. 

O POBRE HOMEM CONCORDOU, ACHANDO QUE FACILMENTE MANTERIA O GÊNIO OCUPADO.  SEU PRIMEIRO DESEJO FOI UMA REFEIÇÃO. O GÊNIO A PREPAROU, INSTANTANEAMENTE: FILAS E FILAS DE FUMEGANTES IGUARIAS. QUANDO O POBRE HOMEM VIU TODA AQUELA COMIDA, PENSOU EM CRIADOS PARA SERVI-LO.

TÃO LOGO ESTE PENSAMENTO CHEGOU À SUA CONSCIÊNCIA, ELE FOI SATISFEITO, E ASSIM POR DIANTE, DESEJO APÓS DESEJO.  POUCO DEPOIS, ELE ESTAVA NUMA BELA MANSÃO, COM UMA CHARMOSA ESPOSA E FILHOS. LOGO, O HOMEM E SUA ESPOSA COMEÇARAM A SE PREOCUPAR, POIS LOGO OS DESEJOS SE ESGOTARIAM.

O HOMEM SE LEMBROU QUE UM SÁBIO MORAVA NUMA ERMIDA A DUAS HORAS DE DISTÂNCIA.  ELE E A ESPOSA SUBIRAM ATÉ A ERMIDA NA ESPERANÇA DE QUE O SÁBIO TIVESSE UMA SOLUÇÃO PARA LIVRÁ-LOS DO GÊNIO.  E DE FATO ELE TINHA.  DISSE AO CASAL PARA CONSTRUIR UM POSTE ALTO E DIZER AO GÊNIO QUE SE MANTIVESSE OCUPADO SUBINDO E DESCENDO O POSTE ININTERRUPTAMENTE.  SE PRECISASSEM DE ALGUMA COISA, PODERIAM APENAS CHAMÁ-LO POR UM MOMENTO.

COMENTÁRIO:

FICA CLARO QUE O GÊNIO É UMA METÁFORA PARA A NOSSA PRÓPRIA MENTE. CADA MINUTO QUE A MENTE NÃO ESTEJA ATIVAMENTE ENGAJADA, ELA AMEAÇA NOS DEVORAR COM ANSIEDADES E FANTASIAS NEGATIVAS. 

SUBIR E DESCER O POSTE É UMA METÁFORA PARA O PROCESSO DE RESPIRAÇÃO.  SE A MENTE FOR MANTIDA OCUPADA, OBSERVANDO A INSPIRAÇÃO E A EXPIRAÇÃO, ELA NÃO TEM CHANCE DE NOS DOMINAR.  ESTA CONSTITUI, INCLUSIVE, UMA DAS TÉCNICAS DE MEDITAÇÃO.  PODEMOS USAR A MENTE OBJETIVA – O EGO – COMO UM CRIADO, EM VEZ DE PERMITIR QUE SE TRANSFORME EM NOSSO PATRÃO.  ESTA É A SABEDORIA DE TODAS AS ANTIGAS E MODERNAS PSICOLOGIAS.

NO BAGHAVAD GITA, ENCONTRAMOS A SEGUINTE AFIRMAÇÃO: “O EGO É UM PÉSSIMO SENHOR, MAS, UM BOM SERVIDOR".  (COMO SE PODE VER NÃO SE PODE MATAR O SERVIDOR - APENAS COLOCÁ-LO A SERVIÇO).  COM O AVANÇO DA PRÁTICA DA MEDITAÇÃO, PODEMOS ATINGIR UM PONTO EM QUE A ATIVIDADE INTELECTUAL PODE SER OPÇÃO E NÃO UMA OBRIGATORIEDADE.  O EGO AVALIA AS COISAS PARA TER CERTEZA DE OBTER O QUE NECESSITAMOS E EVITAR O QUE NÃO QUEREMOS. 

A MEDITAÇÃO NOS COLOCA EM CONTATO COM O EU PROFUNDO, O SELF, O SI MESMO, O NÚCLEO ESSENCIAL, O NÚCLEO INTERIOR, O EU INTERIOR, O EU SUPERIOR.  ESTA É UMA PARTE DA MENTE QUE NÃO JULGA, APENAS É UMA TESTEMUNHA.  A TESTEMUNHA ESTÁ ALÉM DO EGO, ELA NÃO FICA PRESA AO JULGAMENTO, ELA ESTÁ BEM EM QUALQUER SITUAÇÃO.  A TESTEMUNHA É A MENTE NÃO-CONDICIONADA.  O SELF, O EU SUPERIOR, REPRESENTA NOSSO POTENCIAL TOTALMENTE ILIMITADO.

A AUTO-REALIZAÇÃO OU AUTO-ATUALIZAÇÃO REFERE-SE AO FATO DE A PESSOA SE IDENTIFICAR COM O SELF, A TESTEMUNHA, O EU SUPERIOR, EM VEZ DE SE IDENTIFICAR COM O EGO.  QUANDO ISTO ACONTECE, A PESSOA ENTRA EM CONTATO COM A GRANDE FONTE INTERNA DE SEGURANÇA, COMPAIXÃO, PAZ E ALEGRIA, QUE CONTRIBUI PARA A PLENITUDE DA VIDA.  ISTO É O QUE PERMITE A REALIZAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO DO POTENCIAL INTERNO.

NO MOMENTO EM QUE OS DESEJOS CESSAREM, A FELICIDADE PODE ACONTECER.  ISTO ACONTECE NO MOMENTO EM QUE A MENTE FICA QUIETA, SEM PENSAR, SEM QUERER, SEM TEMER.  NO MOMENTO EM QUE A MENTE FICA TOTALMENTE ABSORVIDA E ATENTA.  TODA VEZ QUE A MENTE SE ENCONTRA NESTE ESTADO, TOTALMENTE ABSORVIDA, PERFEITAMENTE ATENTA E CONSCIENTE, ELA FICA TRANQÜILA. O SELF ESTÁ SEMPRE LÁ, ESCONDIDO ATRÁS DAS AGITAÇÕES DA MENTE OBJETIVA.

A GRATIFICAÇÃO DO DESEJO LEVA À CALMA TEMPORÁRIA DA MENTE.  NÃO É DE SE ADMIRAR QUE FIQUEMOS COM A IMPRESSÃO QUE A FELICIDADE VEM DA SATISFAÇÃO DOS DESEJOS.  NO ENTANTO, A VERDADEIRA PAZ VEM DO ABANDONO DA ILUSÃO DE QUE A SATISFAÇÃO DE DESEJOS DÁ FELICIDADE.

A VERDADEIRA FELICIDADE VEM DO INTEIRO CONTATO COM O SELF, A TESTEMUNHA, O EU SUPERIOR, A GRANDE FONTE DE PAZ E ALEGRIA.  ELA É CHAMADA DE PAZ DE ESPÍRITO.  NESTE ESTADO, CADA MOMENTO PODE SER VISTO COMO UMA OPORTUNIDADE DE ESTAR CONSCIENTE E DE VIVER PLENAMENTE.  (E, COMO TODA MUDANÇA DE VERDADE, SE COMEÇA COM UM PEQUENO PASSO DE CADA VEZ. POR EXEMPLO, COM A RESPIRAÇÃO - MUDANDO A FORMA DE RESPIRAR, APROFUNDANDO E PRESTANDO ATENÇÃO).

FAUSTO JAIME

(trechos do livro 'A REVOLUÇÃO DA APRENDIZAGEM')


Contacto

Acessando a Divina Luz - Lições de Vida