TRÊS PASSOS PARA UMA ATITUDE MENTAL POSITIVA

 

TRÊS PASSOS PARA UMA ATITUDE MENTAL POSITIVA

1. PENSE, NÃO REAJA. QUANDO SURGE UMA DIFICULDADE, A TENDÊNCIA É ENTRAR EM PÂNICO OU FICAR PERTURBADO, OU ATÉ RESSENTIDO. TAIS REAÇÕES SÃO EMOCIONALMENTE CONDICIONADAS, E SE OS ATOS DO INDIVÍDUO FOREM DETERMINADOS EM TAL ESTADO DE ESPÍRITO, PROVAVELMENTE FALTARÁ A ELES RACIONALIDADE.

É PRECISO DISCIPLINAR-SE PARA SER CALMO NA MANEIRA DE PENSAR. A MENTE DEVE ESTAR TRANQUILA, POIS ELA NÃO CONSEGUE PENSAR QUANDO EM EBULIÇÃO; SÓ QUANDO ESTÁ FRIA É QUE A MENTE PODE PRODUZIR AQUELES CONCEITOS RACIONAIS, FATUAIS, QUE LEVAM ÀS SOLUÇÕES.

NÃO SE PERMITA EMOÇÕES. PENSE! SUA CABEÇA É, NA VERDADE, SEU MAIOR BEM. É PRECISO MANTÊ-LA SEMPRE SOB CONTROLE DISCIPLINAR. LEMBRE-SE DA DECLARAÇÃO ATRIBUÍDA A THOMAS A. EDISON: "O PRINCIPAL PROPÓSITO DO CORPO É CARREGAR O CÉREBRO".

O GRANDE INVENTOR SABIA QUE É NA MENTE, TRABALHANDO COM SERENIDADE, QUE OBTEMOS IDEIAS E NÃO IMPULSOS. COM ESSAS IDEIAS SÓLIDAS RESOLVEMOS OS PROBLEMAS.

2. TORNE-SE UM PENSADOR ‘COMO’. DEPOIS DE TRINTA ANOS DE TRABALHO ÁRDUO, FRED PERDEU SEU NEGÓCIO POR CAUSA DE UM SÓCIO DESONESTO. EU ESPERAVA QUE ELE ESTIVESSE CHEIO DE RANCOR QUANDO VEIO VER-ME. EM VEZ DISSO, CONTOU TER DESCOBERTO QUE SEUS BENS ERAM BEM MAIORES DO QUE AS SUAS DÍVIDAS.

- “TUDO O QUE EU TINHA QUANDO COMECEI HÁ TRINTA ANOS ERAM US$ 50,00. TENHO AGORA US$ 500,00. COMO VÊ, ESTOU EM MELHOR SITUAÇÃO NESSE PONTO - DISSE ELE COM UM SORRISO. COMECEI COM UMA MULHER MARAVILHOSA, E ELA CONTINUA COMIGO, GRAÇAS A DEUS. TENHO TAMBÉM MUITO MAIS EXPERIÊNCIA HOJE”.

DENTRO DE UM ANO DEPOIS DO SEU REVÉS, ELE HAVIA COMEÇADO OUTRO NEGÓCIO E IA BEM. MAS, A DECLARAÇÃO QUE FEZ E QUE FICOU COMIGO FOI ESTA: "DECIDI NÃO SER UM PENSADOR ‘SE’, MAS UM PENSADOR ‘COMO’”.

ESSA É UMA DISTINÇÃO QUE NOS FAZ PENSAR. O PENSADOR SE REFLETE SOBRE UMA DIFICULDADE OU REVÉS, DIZENDO AMARGAMENTE CONSIGO MESMO: "SE APENAS TIVESSE FEITO ISTO OU AQUILO... SE APENAS ESTA OU AQUELA CIRCUNSTÂNCIA TIVESSE SIDO DIFERENTE... SE OUTROS NÃO ME TIVESSEM TRATADO TÃO INJUSTAMENTE..." O PROCESSO CONTINUA DE EXPLICAÇÃO EM EXPLICAÇÃO, DANDO VOLTAS, SEM CHEGAR A LUGAR ALGUM. O MUNDO ESTÁ CHEIO DE PENSADORES SE DERROTADOS.

"TODO PROBLEMA CONTÉM AS SEMENTES DE SUA PRÓPRIA SOLUÇÃO." - STANLEY ARNOLD

O PENSADOR ‘COMO’, POR OUTRO LADO, NÃO GASTA ENERGIA EM AUTÓPSIAS QUANDO TEM DE ENFRENTAR DIFICULDADES OU ATÉ DESASTRES. MAS, COMEÇA IMEDIATAMENTE A PROCURAR A MELHOR SOLUÇÃO, POIS SABE QUE SEMPRE HÁ UMA SOLUÇÃO. ELE SE PERGUNTA: "COMO POSSO USAR CRIATIVAMENTE ESTE REVÉS? COMO POSSO EXTRAIR ALGO BOM DELE?"

O PENSADOR ‘COMO’ RESOLVE EFICAZMENTE OS PROBLEMAS PORQUE SABE QUE EXISTEM SEMPRE VALORES NUMA DIFICULDADE. ELE NÃO PERDE TEMPO COM CONDICIONAIS "SES" FÚTEIS, MAS COMEÇA A TRABALHAR DIRETAMENTE NOS "COMOS" CRIATIVOS.

3. CREIA QUE PODE E PODERÁ. ESTE PRINCÍPIO DINÂMICO TEM SIDO DEMONSTRADO NA VIDA DE GRANDE NÚMERO DE CRENTES PARA DEIXAR QUALQUER DÚVIDA QUANTO À SUA VALIDADE. É MUITO IMPORTANTE CRER QUE VOCÊ PODE, COM A AJUDA DE DEUS, ENFRENTAR E VENCER TODOS OS PROBLEMAS. AS PALAVRAS CRER E PODER ESTÃO LIGADAS NUMA UNIDADE DE CRIAÇÃO ATIVA. SE ACREDITAR QUE PODE, VOCÊ PODE.

CERTO HOMEM QUE ESTIVERA PASSANDO POR UM FRACASSO ATRÁS DO OUTRO VIU NUM LIVRO UMA FRASE QUE O IMPRESSIONOU: "ESPERE O MELHOR E CONSIGA". ISSO O ATINGIU EM CHEIO, E ELE ADMITIU PARA SI MESMO QUE SEUS PENSAMENTOS TINHAM SIDO DERROTISTAS. A CADA DIA ESTIVERA ESPERANDO O PIOR E RECEBENDO O PIOR. COMEÇOU ENTÃO A PROCURAR NA BÍBLIA IDEIAS "PRÁTICAS" QUE APAGASSEM A SUA IMAGEM DE FRACASSO. ENCONTROU VÁRIAS, INCLUSIVE ESTAS DUAS:

"PEDI, E DAR-SE-VOS-Á; BUSCAI, E ENCONTRAREIS; BATEI, E ABRIR-SE-VOS-Á" (MT 7.7) E "PORQUE DEUS NÃO NOS DEU O ESPÍRITO DE TEMOR, MAS DE FORTALEZA, DE AMOR E DE MODERAÇÃO" (2 TM 1.7).

ESSAS PASSAGENS BÍBLICAS FIZERAM NELE UMA VERDADEIRA LAVAGEM CEREBRAL, ELIMINANDO DÚVIDAS E INFERIORIDADES. "DECIDI", DISSE ELE, "TOMAR UMA ATITUDE DIFERENTE EM RELAÇÃO AO MEU EMPREGO. IRIA COMEÇAR CADA MANHÃ DIZENDO: ‘GOSTO DO MEU TRABALHO. ESTE VAI SER O MELHOR DIA DA MINHA VIDA’. COMECEI A VER QUE, SE NÃO ACREDITASSE EM MIM MESMO, NÃO PODERIA ESPERAR QUE NINGUÉM ACREDITASSE EM MIM".

ESSA FOI A EXPERIÊNCIA DE R.GENE SCALF, QUE CONTOU SUA HISTÓRIA NA REVISTA GUIDEPOSTS.

(texto do livro: ‘6 Atitudes para um Vencedor’ de Norman Vincent Peale)


Contacto

Acessando a Divina Luz - Lições de Vida