O NÉCTAR DA COMPAIXÃO...

O NÉCTAR DA COMPAIXÃO...

TODA VIOLÊNCIA É INJUSTA. NÃO SE PODE APAGAR O FOGO DO ÓDIO E DA VIOLÊNCIA ALIMENTANDO SUAS CHAMAS COM MAIS ÓDIO E VIOLÊNCIA.

O ÚNICO ANTÍDOTO PARA A VIOLÊNCIA É A COMPAIXÃO.

DO QUE É FEITA A COMPAIXÃO? ELA É FEITA DE COMPREENSÃO. QUANDO NÃO HÁ COMPREENSÃO, COMO PODEMOS SENTIR COMPAIXÃO, COMO PODEMOS SEQUER COMEÇAR A ALIVIAR O ENORME SOFRIMENTO QUE ALI ESTÁ?

PORTANTO, COMPREENSÃO É REALMENTE O ALICERCE SOBRE O QUAL CONSTRUÍMOS A NOSSA COMPAIXÃO. (...)

COMO PODEMOS PRODUZIR UMA GOTA DE COMPAIXÃO QUE SEJA CAPAZ DE APAGAR O FOGO DO ÓDIO?

VOCÊ SABE QUE COMPAIXÃO NÃO É COISA QUE SE VENDA NOS SUPERMERCADOS. SE FOSSE, BASTARIA A GENTE COMPRAR E LEVAR PARA CASA E ASSIM RESOLVERÍAMOS O PROBLEMA DO ÓDIO E DA VIOLÊNCIA NO MUNDO COM MUITA FACILIDADE.

ACONTECE QUE SÓ A NOSSA PRÁTICA PODE PRODUZIR COMPAIXÃO NO CORAÇÃO DE CADA UM DE NÓS. (...)

O MÉTODO DO BUDA CONSISTE EM EXAMINAR EM PROFUNDIDADE PARA VER A FONTE DO SOFRIMENTO, A FONTE DA VIOLÊNCIA. SE TEMOS VIOLÊNCIA DENTRO DE NÓS, QUALQUER AÇÃO PODE FAZER ESSA VIOLÊNCIA EXPLODIR. A ENERGIA DO ÓDIO E DA VIOLÊNCIA PODE SER MUITO GRANDE E, QUANDO VEMOS ISSO EM OUTRA PESSOA, NÓS TEMOS PENA DELA. QUANDO TEMOS PENA DESSA PESSOA, A GOTA DA COMPAIXÃO NASCE EM NOSSO CORAÇÃO E NOS SENTIMOS BEM MAIS FELIZES E EM PAZ CONOSCO MESMOS. ISTO GERA O NÉCTAR DA COMPAIXÃO DENTRO DE NÓS. (...)

O MAL EXISTE. DEUS TAMBÉM EXISTE. O MAL E DEUS SÃO DOIS LADOS DE CADA UM DE NÓS.

DEUS É A GRANDE COMPREENSÃO E O GRANDE AMOR DENTRO DE NÓS. É O QUE NÓS TAMBÉM CHAMAMOS DE BUDA, A MENTE ESCLARECIDA QUE PODE VER ATRAVÉS DE TODA A IGNORÂNCIA.

O QUE É O MAL? É O QUE SURGE QUANDO O ROSTO DE DEUS, DE BUDA FICOU ESCONDIDO. CABE A NÓS ESCOLHER SE O LADO DO MAL SE TORNARÁ MAIS IMPORTANTE OU SE O LADO DE DEUS E DO BUDA IRÁ RESPLANDECER. MESMO QUE O LADO DE GRANDE IGNORÂNCIA - O LADO DO MAL - ESTEJA SE MANIFESTANDO COM VIGOR EM DETERMINADO MOMENTO, ISTO NÃO IMPLICA QUE DEUS NÃO ESTEJA ALI.

ESTÁ PERFEITAMENTE CLARO NA BÍBLIA: "PERDOA-LHES, PORQUE ELES NÃO SABEM O QUE FAZEM". ISTO SIGNIFICA QUE UM ATO DE MALDADE É UM ATO DE IMENSA IGNORÂNCIA E INCOMPREENSÃO. É PROVÁVEL QUE HAJA MUITAS PERCEPÇÕES EQUIVOCADAS POR TRÁS DE UM ATO MALIGNO; É PRECISO PERCEBER QUE A IGNORÂNCIA E A INCOMPREENSÃO ESTÃO NA RAIZ DO MAL.

TODO SER HUMANO TRAZ EM SI TODOS OS ELEMENTOS DE GRANDE COMPREENSÃO, GRANDE COMPAIXÃO E TAMBÉM DE IGNORÂNCIA, ÓDIO E VIOLÊNCIA. (...)

DESENVOLVER A GOTA DE COMPAIXÃO NO PRÓPRIO CORAÇÃO É A ÚNICA RESPOSTA ESPIRITUAL EFICAZ AO ÓDIO E À VIOLÊNCIA.

ESSA GOTA DE COMPAIXÃO RESULTARÁ EM ACALMARMOS NOSSA RAIVA, EXAMINARMOS A FUNDO AS RAÍZES DA NOSSA VIOLÊNCIA, ESCUTARMOS EM PROFUNDIDADE E COMPREENDERMOS O SOFRIMENTOS DE TODOS OS ENVOLVIDOS NOS ATOS DE ÓDIO E VIOLÊNCIA.

Thich Nhat Hanh em ‘SERENANDO A MENTE’.

http://ventosdepaz.blogspot.com.br/2012/12/o-nectar-da-compaixao.html


Contacto

Acessando a Divina Luz - Lições de Vida