COMPLEXO DE INFERIORIDADE

COMPLEXO DE INFERIORIDADE

UM COMPLEXO DE INFERIORIDADE NASCE DE UMA CONSCIÊNCIA SECRETA DE FRAQUEZAS REAIS OU IMAGINÁRIAS. TENTANDO COMPENSAR TAIS FRAQUEZAS, UMA PESSOA PODE CONSTRUIR UMA ARMADURA DE FALSO ORGULHO, E EXIBIR UM EGO INFLADO.

ENTÃO, AQUELES QUE NÃO COMPREENDEM A CAUSA REAL DE TAL ATITUDE, PODEM DIZER QUE ESSA PESSOA TEM UM COMPLEXO DE SUPERIORIDADE. AMBAS AS MANIFESTAÇÕES DESSA DESARMONIA INTERIOR SÃO DESTRUTIVAS AO AUTODESENVOLVIMENTO. AMBAS SÃO ALIMENTADAS PELA IMAGINAÇÃO E PELA IGNORÂNCIA DOS FATOS, ENQUANTO NENHUMA DELAS PERTENCE À VERDADEIRA E ONIPOTENTE NATUREZA DA ALMA.

FUNDE SUA AUTOCONFIANÇA SOBRE OS SUCESSOS REAIS ACRESCIDOS AO CONHECIMENTO DE QUE SEU VERDADEIRO SER (A ALMA) NÃO PODE JAMAIS SER "INFERIOR" EM NENHUM SENTIDO, E ENTÃO VOCÊ FICARÁ LIVRE DE TODOS OS COMPLEXOS.

AFIRME: “ESTOU PROTEGIDO DENTRO DO FORTE DE MINHA BOA CONSCIÊNCIA. EU QUEIMEI MINHA ESCURIDÃO PASSADA. INTERESSO-ME APENAS NO HOJE. HOJE SEI QUE SOU A LUZ DA BONDADE. SOU UM FAROL PARA AS ALMAS LANÇADAS AO MAR DA TRISTEZA”.

UM COMPLEXO DE INFERIORIDADE É TÃO MAU QUANTO UM COMPLEXO DE SUPERIORIDADE, PORQUE SE VOCÊ SE SENTE INFERIOR, ENTÃO NÃO PODE MANIFESTAR AQUILO QUE EM VOCÊ VERDADEIRAMENTE É SUPERIOR.

ENTÃO LEMBRE-SE, INERENTEMENTE VOCÊ É UMA CRIANÇA DE DEUS, ENTÃO É ERRADO E DOLOROSO PENSAR QUE VOCÊ É INFERIOR; E PENSAR EGOISTAMENTE QUE VOCÊ É SUPERIOR É COMPORTAR-SE DE FORMA INFERIOR.

QUANDO VOCÊ TRAZ À TONA SEU PRÓPRIO EGO, OCULTA DEUS EM SEU INTERIOR. ENTÃO EVITE TANTO O COMPLEXO DE SUPERIORIDADE COMO O DE INFERIORIDADE; AMBOS RETARDAM O PROGRESSO DA ALMA. VOCÊ DEVE SENTIR QUE DEUS ESTÁ COM VOCÊ, SEMPRE LHE GUIANDO, E QUE DEUS É SEU MAIOR AMOR E SEU MAIOR SUPERIOR.

QUANDO VOCÊ É UM COM ELE, CONSIDERA-SE UM SERVO DE TODOS; DESSA FORMA NÃO PODE PENSAR-SE COMO SUPERIOR. E PORQUE ELE ESTÁ COM VOCÊ, NÃO SERIA VERDADEIRO AO DEUS EM VOCÊ PENSAR-SE INFERIOR.

YOGANANDA

(texto extraído do site Portal Arco Íris)


Contacto

Acessando a Divina Luz - Lições de Vida