CICLOS DA VIDA

CICLOS DA VIDA

por Eckhart Tolle

EXISTEM CICLOS DE SUCESSO, COMO QUANDO AS COISAS ACONTECEM E DÃO CERTO, E CICLOS DE FRACASSO, QUANDO ELAS NÃO VÃO BEM E SE DESINTEGRAM. VOCÊ TEM DE PERMITIR QUE ELAS TERMINEM, DANDO ESPAÇO PARA QUE COISAS NOVAS ACONTEÇAM OU SE TRANSFORMEM.

SE NOS APEGAMOS ÀS SITUAÇÕES E OFERECEMOS UMA RESISTÊNCIA NESSE ESTÁGIO, SIGNIFICA QUE ESTAMOS NOS RECUSANDO A ACOMPANHAR O FLUXO DA VIDA E QUE VAMOS SOFRER. É NECESSÁRIO QUE AS COISAS ACABEM, PARA QUE COISAS NOVAS ACONTEÇAM. UM CICLO NÃO PODE EXISTIR SEM O OUTRO.

O CICLO DESCENDENTE É ABSOLUTAMENTE ESSENCIAL PARA UMA REALIZAÇÃO ESPIRITUAL. VOCÊ TEM DE TER FALHADO GRAVEMENTE DE ALGUM MODO, OU PASSADO POR ALGUMA PERDA PROFUNDA, OU POR ALGUM SOFRIMENTO, PARA SER CONDUZIDO À DIMENSÃO ESPIRITUAL. OU TALVEZ O SEU SUCESSO TENHA SE TORNADO VAZIO E SEM SENTIDO E SE TRANSFORMADO EM FRACASSO.

O FRACASSO ESTÁ SEMPRE EMBUTIDO NO SUCESSO, ASSIM COMO O SUCESSO ESTÁ SEMPRE ENCOBERTO PELO FRACASSO.

NO MUNDO DA FORMA, TODAS AS PESSOAS "FRACASSAM" MAIS CEDO OU MAIS TARDE, E TODA CONQUISTA ACABA EM DERROTA. TODAS AS FORMAS SÃO IMPERMANENTES.

VOCÊ PODE SER ATIVO E APRECIAR A CRIAÇÃO DE NOVAS FORMAS E CIRCUNSTÂNCIAS, MAS NÃO SE SENTIRÁ IDENTIFICADO COM ELAS. VOCÊ NÃO PRECISA DELAS PARA OBTER UM SENTIDO DO EU INTERIOR. ELAS NÃO SÃO A SUA VIDA, PERTENCEM A SUA SITUAÇÃO DE VIDA.

UM CICLO PODE DURAR DE ALGUMAS HORAS A ALGUNS ANOS E DENTRO DELE PODE HAVER CICLOS LONGOS OU CURTOS. MUITAS DOENÇAS SÃO PROVOCADAS PELA LUTA CONTRA OS CICLOS DE BAIXA ENERGIA, QUE SÃO FUNDAMENTAIS PARA UMA RENOVAÇÃO.

ENQUANTO ESTIVERMOS IDENTIFICADOS COM A MENTE, NÃO PODEREMOS EVITAR A COMPULSÃO DE FAZER COISAS E A TENDÊNCIA PARA EXTRAIR O NOSSO VALOR PESSOAL DE FATORES EXTERNOS, TAIS COMO AS CONQUISTAS QUE ALCANÇAMOS.

ISSO TORNA DIFÍCIL OU IMPOSSÍVEL PARA NÓS ACEITARMOS OS CICLOS DE BAIXA E PERMITIRMOS QUE ELES ACONTEÇAM. ASSIM, A INTELIGÊNCIA DO ORGANISMO PODE ASSUMIR O CONTROLE, COMO UMA MEDIDA AUTOPROTETORA, E CRIAR UMA DOENÇA COM O OBJETIVO DE NOS FORÇAR A PARAR, DE MODO A PERMITIR QUE UMA NECESSÁRIA RENOVAÇÃO POSSA ACONTECER.

ENQUANTO A MENTE JULGAR UMA CIRCUNSTÂNCIA "BOA", SEJA UM RELACIONAMENTO, UMA PROPRIEDADE, UM PAPEL SOCIAL, UM LUGAR OU O NOSSO CORPO FÍSICO, ELA SE APEGARÁ E SE IDENTIFICARÁ COM ELA. ISSO FAZ VOCÊ SE SENTIR BEM EM RELAÇÃO A SI MESMO E PODE SE TORNAR PARTE DE QUEM VOCÊ É OU PENSA QUE É.

MAS NADA DURA NESSA DIMENSÃO, ONDE AS TRAÇAS E A FERRUGEM DEVORAM TUDO. TUDO ACABA OU SE TRANSFORMA: A MESMA CONDIÇÃO QUE FEZ VOCÊ FELIZ AGORA FAZ VOCÊ INFELIZ. A PROSPERIDADE DE HOJE SE TORNA O CONSUMISMO VAZIO DE AMANHÃ.

O CASAMENTO FELIZ E A LUA-DE-MEL SE TRANSFORMAM NO DIVÓRCIO INFELIZ OU EM UMA CONVIVÊNCIA INFELIZ.

A MENTE NÃO CONSEGUE ACEITAR QUANDO UMA SITUAÇÃO À QUAL ELA TENHA SE APEGADO MUDA OU DESAPARECE. ELA VAI RESISTIR À MUDANÇA. É QUASE COMO SE UM MEMBRO ESTIVESSE SENDO ARRANCADO DO SEU CORPO.

ISSO SIGNIFICA QUE A FELICIDADE E A INFELICIDADE SÃO, NA VERDADE, UMA COISA SÓ. SOMENTE A ILUSÃO DO TEMPO AS SEPARA.

NÃO OFERECER RESISTÊNCIA À VIDA É ESTAR EM ESTADO DE GRAÇA, DE DESCANSO E DE LUZ. NESSE ESTADO, NADA DEPENDE DE AS COISAS SEREM BOAS OU RUINS.

É QUASE PARADOXAL, MAS, COMO JÁ NÃO EXISTE MAIS UMA DEPENDÊNCIA INTERIOR QUANTO À FORMA, AS CIRCUNSTÂNCIA GERAIS DE SUA VIDA, AS FORMAS EXTERNAS, TENDEM A MELHORAR CONSIDERAVELMENTE.

AS COISAS, AS PESSOAS OU AS CIRCUNSTÂNCIAS QUE VOCÊ DESEJAVA PARA A SUA FELICIDADE VÊM AGORA ATÉ VOCÊ SEM QUALQUER ESFORÇO, E VOCÊ ESTÁ LIVRE PARA APRECIÁ-LAS ENQUANTO DURAREM.

TODAS ESSAS COISAS NATURALMENTE VÃO ACABAR, OS CICLOS VIRÃO E IRÃO, MAS COM O DESAPARECIMENTO DA DEPENDÊNCIA NÃO HÁ MAIS MEDO DE PERDAS.

A VIDA FLUI COM FACILIDADE.

A FELICIDADE QUE PROVÉM DE ALGUMA COISA SECUNDÁRIA NUNCA É MUITO PROFUNDA. É APENAS UM PÁLIDO REFLEXO DA ALEGRIA DO SER, DA PAZ VIBRANTE QUE ENCONTRAMOS DENTRO DE NÓS AO ENTRARMOS NO ESTADO DE NÃO-RESISTÊNCIA.

O SER NOS TRANSPORTA PARA ALÉM DAS POLARIDADES OPOSTAS DA MENTE E NOS LIBERTA DA DEPENDÊNCIA DA FORMA. MESMO QUE TUDO EM VOLTA DESABE E FIQUE EM PEDAÇOS, VOCÊ AINDA SENTIRÁ UMA PROFUNDA PAZ INTERIOR.

VOCÊ PODE NÃO ESTAR FELIZ, MAS VAI ESTAR EM PAZ.

Eckhart Tolle em ‘Praticando o poder do agora’.

http://ventosdepaz.blogspot.pt/


Contacto

Acessando a Divina Luz - Lições de Vida