A SABEDORIA QUE JÁ VIVE EM NÓS

A SABEDORIA QUE JÁ VIVE EM NÓS

por Deepak Chopra

NENHUM DESTES PONTOS É UMA ASPIRAÇÃO ESPIRITUAL; SÃO FATOS DA VIDA QUOTIDIANA, AO NÍVEL DAS SUAS CÉLULAS.

1- OBJETIVO MAIS ELEVADO:

CADA CÉLULA DO SEU CORPO ACEITA TRABALHAR PARA O BEM-ESTAR DO TODO; O SEU BEM-ESTAR INDIVIDUAL SURGE EM SEGUNDO LUGAR. SE NECESSÁRIO, MORRE PARA PROTEGER O CORPO E MUITAS VEZES ASSIM É - O TEMPO DE VIDA DE QUALQUER CÉLULA É UMA FRAÇÃO DO NOSSO PRÓPRIO TEMPO DE VIDA. AS CÉLULAS DA PELE MORREM AOS MILHARES, A CADA HORA, O MESMO ACONTECENDO COM AS CÉLULAS IMUNOLÓGICAS QUE COMBATEM OS MICRÓBIOS INVASORES. O EGOÍSMO NÃO CONSTITUI UMA OPÇÃO, MESMO QUE SE TRATE DA PRÓPRIA SOBREVIVÊNCIA DE UMA CÉLULA.

2- COMUNHÃO:

UMA CÉLULA MANTÉM-SE EM CONTATO COM TODAS AS OUTRAS CÉLULAS. AS MOLÉCULAS MENSAGEIRAS ACORREM A TODA A PARTE PARA COMUNICAR AOS RECANTOS MAIS AFASTADOS DO CORPO QUALQUER DESEJO OU INTENÇÃO, POR MAIS TÊNUE QUE SEJA. RETRAIR-SE E RECUSAR-SE A COMUNICAR NÃO CONSTITUEM OPÇÕES.

3- CONSCIÊNCIA:

AS CÉLULAS ADAPTAM-SE, MOMENTO A MOMENTO. MANTÊM-SE FLEXÍVEIS PARA PODEREM RESPONDER A SITUAÇÕES IMEDIATAS. FICAR PRESO A HÁBITOS RÍGIDOS NÃO CONSTITUI UMA OPÇÃO.

4- ACEITAÇÃO:

AS CÉLULAS RECONHECEM-SE UMAS AS OUTRAS COMO IGUALMENTE IMPORTANTES. CADA FUNÇÃO DO CORPO É INTERDEPENDENTE DE TODAS AS OUTRAS. DESEMPENHÁ-LA SOZINHO NÃO CONSTITUI OPÇÃO.

5- CRIATIVIDADE:

EMBORA CADA CÉLULA TENHA UM CONJUNTO DE FUNÇÕES ÚNICAS (AS CÉLULAS DO FÍGADO, POR EXEMPLO, PODEM DESEMPENHAR CINQUENTA TAREFAS DIFERENTES), ESTAS CONJUGAM-SE DE FORMAS CRIATIVAS. UMA PESSOA PODE DIGERIR ALIMENTOS QUE NUNCA COMEU ANTES, TER PENSAMENTOS QUE NUNCA LHE OCORRERAM, DANÇAR DE UMA FORMA QUE NUNCA ANTES SE VIU. AGARRAR-SE A UM VELHO COMPORTAMENTO NÃO CONSTITUI OPÇÃO.

6- SER:

AS CÉLULAS OBEDECEM AO CICLO UNIVERSAL DE REPOUSO E ATIVIDADE. EMBORA ESTE CICLO SE EXPRESSE DE MUITAS FORMAS, COMO AS FLUTUAÇÕES DOS NÍVEIS HORMONAIS, DA PRESSÃO ARTERIAL E DOS RITMOS DIGESTIVOS, A EXPRESSÃO MAIS ÓBVIA É O SONO. POR QUE RAZÃO PRECISAMOS DORMIR CONTINUAMENTE E SER UM MISTÉRIO PARA A MEDICINA E, NO ENTANTO, SURGE A DISFUNÇÃO TOTAL SE NÃO GOZARMOS DOS SEUS BENEFÍCIOS. NO SILÊNCIO DA INATIVIDADE, O FUTURO DO CORPO ESTÁ EM INCUBAÇÃO. SER OBSESSIVAMENTE ATIVO OU AGRESSIVO NÃO CONSTITUI UMA OPÇÃO.

7- EFICIÊNCIA:

AS CÉLULAS FUNCIONAM COM O MÍNIMO GASTO POSSÍVEL DE ENERGIA. POR NORMA, UMA CÉLULA ARMAZENA APENAS TRÊS SEGUNDOS DE ALIMENTO E OXIGÊNIO DENTRO DA SUA MEMBRANA CELULAR. CONFIA PLENAMENTE EM QUE TOMARÃO CONTA DELA. UM CONSUMO EXCESSIVO DE ALIMENTOS, AR OU ÁGUA NÃO CONSTITUI UMA OPÇÃO.

8- LIGAÇÃO:

DEVIDO À SUA HERANÇA GENÉTICA COMUM, AS CÉLULAS SABEM QUE SÃO FUNDAMENTALMENTE IGUAIS. O FATO DAS CÉLULAS DO FÍGADO SEREM DIFERENTES DAS DO CORAÇÃO E DAS CÉLULAS MUSCULARES SEREM DIFERENTES DAS CEREBRAIS, NÃO NEGA A SUA IDENTIDADE COMUM E ESTA É IMUTÁVEL. EM LABORATÓRIO, UMA CÉLULA MUSCULAR PODE SER TRANSFORMADA GENETICAMENTE NUMA CÉLULA CARDÍACA RECORRENDO À SUA FONTE COMUM. AS CÉLULAS SAUDÁVEIS PERMANECEM LIGADAS À SUA FONTE INDEPENDENTEMENTE DO NÚMERO DE VEZES QUE SE DIVIDAM. PARA ELAS, SER UM PROSCRITO NÃO CONSTITUI UMA OPÇÃO.

9- DAR:

A ATIVIDADE PRIMÁRIA DAS CÉLULAS É DAR, O QUE MANTÉM A INTEGRIDADE DE TODAS AS OUTRAS CÉLULAS. UM EMPENHO TOTAL EM DAR TORNA AUTOMÁTICO O RECEBER - É A OUTRA METADE DO CICLO NATURAL. O AÇAMBARCAMENTO NÃO CONSTITUI UMA OPÇÃO.

10- IMORTALIDADE:

AS CÉLULAS REPRODUZEM-SE PARA TRANSMITIREM OS SEUS CONHECIMENTOS, EXPERIÊNCIA E TALENTOS, NÃO ESCONDENDO NADA DOS SEUS DESCENDENTES. É UM TIPO DE IMORTALIDADE PRÁTICA, SUBMETENDO-SE À MORTE, NO PLANO FÍSICO, MAS DERROTANDO-A, NO PLANO NÃO FÍSICO. O FOSSO ENTRE AS GERAÇÕES NÃO CONSTITUI UMA OPÇÃO.

QUANDO OLHO PARA TUDO O QUE AS MINHAS CÉLULAS ACEITARAM, SERÁ QUE NÃO SE TRATA DE UM PACTO ESPIRITUAL, EM TODOS OS SENTIDOS DA EXPRESSÃO? A PRIMEIRA QUALIDADE, PROCURAR UM OBJETIVO MAIS ELEVADO, É A MESMA QUE AS QUALIDADES ESPIRITUAIS DE RENÚNCIA E ALTRUÍSMO.

DAR É O MESMO QUE DEVOLVER A DEUS O QUE É DE DEUS. IMORTALIDADE É O MESMO QUE A CRENÇA NA VIDA DEPOIS DA MORTE.

TODAVIA, OS RÓTULOS ADAPTADOS PELA MENTE NÃO CONSTITUEM UMA PREOCUPAÇÃO DO MEU CORPO.

PARA O MEU CORPO, ESTAS QUALIDADES SÃO PURA E SIMPLESMENTE O MODO COMO FUNCIONA A VIDA. SÃO O RESULTADO DA EXPRESSÃO DA INTELIGÊNCIA CÓSMICA, AO LONGO DE BILHÕES DE ANOS, COMO BIOLOGIA. O MISTÉRIO DA VIDA FOI PACIENTE E CUIDADOSO NO PROCESSO DE PERMITIR QUE EMERGISSE TODO O SEU POTENCIAL. MESMO AGORA, O ACORDO TÁCITO QUE MANTÉM O MEU CORPO COESO PRODUZ A SENSAÇÃO DE UM SEGREDO PORQUE, SEGUNDO TODAS AS APARÊNCIAS, ESSE ACORDO NÃO EXISTE.

MAIS DE DUZENTOS E CINQUENTA TIPOS DE CÉLULAS DESEMPENHAM AS SUAS FUNÇÕES DIÁRIAS: AS CINQUENTA FUNÇÕES QUE UMA CÉLULA HEPÁTICA DESEMPENHA SÃO TOTALMENTE ÚNICAS, NÃO SE SOBREPONDO ÀS FUNÇÕES DAS CÉLULAS MUSCULARES, RENAIS, CARDÍACAS OU CEREBRAIS - TODAVIA, SERIA CATASTRÓFICO SE UMA SÓ DESSAS FUNÇÕES ESTIVESSE COMPROMETIDA.

O MISTÉRIO DA VIDA ENCONTROU UMA FORMA DE SE EXPRESSAR PERFEITAMENTE ATRAVÉS DE MIM.

REVEJA UMA VEZ MAIS A LISTA DAS QUALIDADES E PRESTE ATENÇÃO A TUDO O QUE É REFERIDO COMO "NÃO CONSTITUINDO UMA OPÇÃO": EGOÍSMO, RECUSA EM COMUNICAR, VIVER COMO UM PROSCRITO, CONSUMO EXCESSIVO, ATIVIDADE OBSESSIVA E AGRESSÃO.

SE AS NOSSAS CÉLULAS NÃO SE COMPORTAM DESTA FORMA, PORQUE O FAZEMOS?

PORQUE É QUE A GANÂNCIA É BOA PARA NÓS E, NO ENTANTO, SIGNIFICA A DESTRUIÇÃO, AO NÍVEL DAS NOSSAS CÉLULAS, ONDE A GANÂNCIA É O ERRO COMETIDO PELAS CÉLULAS CANCEROSAS? PORQUE PERMITIMOS QUE O CONSUMO EXCESSIVO CONDUZA A UMA OBESIDADE EPIDÉRMICA, QUANDO AS NOSSAS CÉLULAS MEDEM AO NÍVEL DA MOLÉCULA O COMBUSTÍVEL QUE CONSUMIMOS?

COMO PESSOAS, AINDA NÃO RENUNCIAMOS AO COMPORTAMENTO QUE MATARIA OS NOSSOS CORPOS NUM DIA. ESTAMOS TRAINDO A NOSSA SABEDORIA CORPORAL E, O QUE É PIOR, ESTAMOS IGNORANDO O MODELO DE UMA VIDA PERFEITA QUE EXISTE DENTRO DE NÓS.

Fonte: ‘O livro dos Segredos’, Deepak Chopra, 2005 - www.chopra.com


Contacto

Acessando a Divina Luz - Lições de Vida