A SABEDORIA DE GANDHI

A SABEDORIA DE GHANDI

“NÃO EXISTE UM CAMINHO PARA A FELICIDADE. A FELICIDADE É O CAMINHO”.

“A ALEGRIA ESTÁ NA LUTA, NA TENTATIVA, NO SOFRIMENTO ENVOLVIDO E NÃO NA VITÓRIA PROPRIAMENTE DITA”.

“APRENDI ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA AMARGA A SUPREMA LIÇÃO: CONTROLAR MINHA IRA E TORNÁ-LA COMO O CALOR QUE É CONVERTIDO EM ENERGIA. NOSSA IRA CONTROLADA PODE SER CONVERTIDA NUMA FORÇA CAPAZ DE MOVER O MUNDO”.

“OLHO POR OLHO, E O MUNDO ACABARÁ CEGO”.

“UM HOMEM NÃO PODE FAZER O CERTO NUMA ÁREA DA VIDA, ENQUANTO ESTÁ OCUPADO EM FAZER O ERRADO EM OUTRA. A VIDA É UM TODO INDIVISÍVEL”.

“CADA DIA A NATUREZA PRODUZ O SUFICIENTE PARA NOSSA CARÊNCIA. SE CADA UM TOMASSE O QUE LHE FOSSE NECESSÁRIO, NÃO HAVERIA POBREZA NO MUNDO E NINGUÉM MORRERIA DE FOME”.

“O AMOR É A FORÇA MAIS SUTIL DO MUNDO”.

“AQUELES QUE TÊM UM GRANDE AUTOCONTROLE, OU QUE ESTÃO TOTALMENTE ABSORTOS NO TRABALHO, FALAM POUCO. PALAVRA E AÇÃO JUNTAS NÃO ANDAM BEM. REPARE NA NATUREZA: TRABALHA CONTINUAMENTE, MAS EM SILÊNCIO”.

“O AMOR NUNCA FAZ RECLAMAÇÕES; DÁ SEMPRE. O AMOR TOLERA; JAMAIS SE IRRITA E NUNCA EXERCE VINGANÇA”.

“TEMOS DE NOS TORNAR NA MUDANÇA QUE QUEREMOS VER”.

“A LEI DE OURO DO COMPORTAMENTO É A TOLERÂNCIA MÚTUA, JÁ QUE NUNCA PENSAREMOS TODOS DA MESMA MANEIRA, JÁ QUE NUNCA VEREMOS SENÃO UMA PARTE DA VERDADE E SOB ÂNGULOS DIVERSOS”.

“O FUTURO DEPENDERÁ DAQUILO QUE FAZEMOS NO PRESENTE”.

“HÁ RIQUEZA BASTANTE NO MUNDO PARA AS NECESSIDADES DO HOMEM, MAS NÃO PARA A SUA AMBIÇÃO”.

“CREIO NA VERDADE FUNDAMENTAL DE TODAS AS GRANDES RELIGIÕES DO MUNDO. CREIO QUE SÃO TODAS CONCEDIDAS POR DEUS E CREIO QUE ERAM NECESSÁRIAS PARA OS POVOS A QUEM ESSAS RELIGIÕES FORAM REVELADAS. E CREIO QUE SE PUDÉSSEMOS TODOS LER AS ESCRITURAS DAS DIFERENTES FÉ, SOB O PONTO DE VISTA DE SEUS RESPECTIVOS SEGUIDORES, HAVERÍAMOS DE DESCOBRIR QUE, NO FUNDO, FORAM TODAS A MESMA COISA E SEMPRE ÚTEIS UMAS ÀS OUTRAS”.

“O FRACO JAMAIS PERDOA: O PERDÃO É UMA DAS CARACTERÍSTICAS DO FORTE”.

“AS DOENÇAS SÃO OS RESULTADOS NÃO SÓ DOS NOSSOS ATOS, MAS TAMBÉM DOS NOSSOS PENSAMENTOS”.

“ALGEMAS DE OURO SÃO MUITO PIORES DO QUE ALGEMAS DE FERRO”.

“ESTOU FIRMEMENTE CONVENCIDO QUE SÓ SE PERDE A LIBERDADE POR CULPA DA PRÓPRIA FRAQUEZA”.

“O AMOR É A FORÇA MAIS ABSTRATA, E TAMBÉM A MAIS POTENTE QUE HÁ NO MUNDO”.

“A NÃO-VIOLÊNCIA E A COVARDIA NÃO COMBINAM. POSSO IMAGINAR UM HOMEM ARMADO ATÉ OS DENTES, QUE NO FUNDO É UM COVARDE. A POSSE DE ARMAS INSINUA UM ELEMENTO DE MEDO, SE NÃO MESMO DE COVARDIA. MAS A VERDADEIRA NÃO-VIOLÊNCIA É UMA IMPOSSIBILIDADE SEM A POSSE DE UM DESTEMOR INFLEXÍVEL”.

“É MELHOR QUE FALE POR NÓS A NOSSA VIDA, QUE AS NOSSAS PALAVRAS”.

“QUANDO ALGUÉM COMPREENDE QUE É CONTRÁRIO À SUA DIGNIDADE DE HOMEM OBEDECER A LEIS INJUSTAS, NENHUMA TIRANIA PODE ESCRAVIZÁ-LO”.

“A DIGNIDADE PESSOAL E A HONRA NÃO PODEM SER PROTEGIDAS POR OUTROS. DEVEM SER ZELADAS PELO INDIVÍDUO EM PARTICULAR”.

“AS VERDADES DIFERENTES NA APARÊNCIA SÃO COMO INÚMERAS FOLHAS QUE PARECEM DIFERENTES, MAS QUE ESTÃO NA MESMA ÁRVORE”.

“A PUREZA DE ESPÍRITO E A OCIOSIDADE SÃO INCOMPATÍVEIS”.

“A MINHA FÉ, NAS DENSAS TREVAS, RESPLANDECE MAIS VIVA”.

“ENSAIA UM SORRISO E OFERECE-O A QUEM NÃO TEVE NENHUM. AGARRA UM RAIO DE SOL E DESPRENDE-O ONDE HOUVER NOITE. DESCOBRE UMA NASCENTE E NELA LIMPA QUEM VIVE NA LAMA. TOMA UMA LÁGRIMA E POUSA-A EM QUEM NUNCA CHOROU. GANHA CORAGEM E DÁ-A A QUEM NÃO SABE LUTAR. INVENTA A VIDA E CONTA-A A QUEM NADA COMPREENDE. ENCHE-TE DE ESPERANÇA E VIVE Á SUA LUZ. ENRIQUECE-TE DE BONDADE E OFERECE-A A QUEM NÃO SABE DAR. VIVE COM AMOR E FÁ-LO CONHECER AO MUNDO”.

“A PRISÃO  NÃO SÃO AS GRADES, E A LIBERDADE NÃO É A RUA; EXISTEM HOMENS PRESOS NA RUA E LIVRES NA PRISÃO. É UMA QUESTÃO DE CONSCIÊNCIA”.

“DEUS RESPONDE À PRECE À SUA PRÓPRIA MANEIRA, NÃO À NOSSA”.

“NÃO EXISTE UM CAMINHO PARA A PAZ. A PAZ É O CAMINHO”.

“MANTENHA SEUS PENSAMENTOS POSITIVOS, PORQUE SEUS PENSAMENTOS TORNAM-SE SUAS PALAVRAS. MANTENHA SUAS PALAVRAS POSITIVAS, PORQUE SUAS PALAVRAS TORNAM-SE SUAS ATITUDES. MANTENHA SUAS ATITUDES POSITIVAS, PORQUE SUAS ATITUDES TORNAM-SE SEUS HÁBITOS. MANTENHA SEUS HÁBITOS POSITIVOS, PORQUE SEUS HÁBITOS TORNAM-SE SEUS VALORES. MANTENHA SEUS VALORES POSITIVOS, PORQUE SEUS VALORES TORNAM-SE SEU DESTINO”.

“DE NADA ADIANTA A LIBERDADE SE NÃO TEMOS LIBERDADE DE ERRAR”.

“O QUE PENSAIS, PASSAIS A SER”.

“ESTOU CONVENCIDO DAS MINHAS PRÓPRIAS LIMITAÇÕES - E ESTA CONVICÇÃO É MINHA FORÇA”.

“VOCÊ TEM QUE SER O ESPELHO DA MUDANÇA QUE ESTÁ PROPONDO. SE EU QUERO MUDAR O MUNDO, TENHO QUE COMEÇAR POR MIM”.

“A VERDADE RESIDE EM TODO CORAÇÃO HUMANO, E CADA UM DEVE PROCURAR POR ELA LÁ, E SER GUIADO PELA VERDADE ASSIM QUE A VEJA. MAS NINGUÉM TEM O DIREITO DE FORÇAR OS OUTROS A AGIREM DE ACORDO COM SUA PRÓPRIA VISÃO DA VERDADE”.

“QUEM DESERTA DAS COISAS MATERIAIS MOSTRA BOA VONTADE, MAS NÃO PROVA VERDADEIRA COMPREENSÃO. POR QUE FOGE? POR QUE DESERTA? PORQUE SE SENTE FRACO E RECEIA CAIR; MAS O TEMOR É ESCRAVIZANTE. PLENAMENTE LIBERTO E LIVRE É SOMENTE O HOMEM QUE, DEPOIS DE SE CONSOLIDAR DEFINITIVAMENTE NO MUNDO ESPIRITUAL, VOLTA AO MUNDO MATERIAL SEM SE MATERIALIZAR; O SEU REINO NÃO É DAQUI, MAS ELE AINDA TRABALHA AQUI, COMO SE FOSSE O MAIS PROFANO DOS PROFANOS. SOMENTE UM HOMEM PLENAMENTE ESPIRITUAL PODE ADMITIR APARÊNCIAS DE MATERIALIDADE SEM DESMENTIR A SUA ESPIRITUALIDADE. DE UM HOMEM QUE NADA ESPERA DO MUNDO, TUDO PODE O MUNDO ESPERAR”.

“UM NÃO DITO COM CONVICÇÃO É MELHOR E MAIS IMPORTANTE QUE UM SIM DITO MERAMENTE PARA AGRADAR, OU, PIOR AINDA, PARA EVITAR COMPLICAÇÕES”.

“O HOMEM CAVA SEU TÚMULO COM O GARFO DIARIAMENTE”.

“POR MAIS DURA QUE SEJA UMA NATUREZA, ELA SE FUNDIRÁ AO FOGO DO AMOR. SENÃO SE FUNDIR, É PORQUE O FOGO NÃO É BASTANTE FORTE”.

“UM OBJETO, MESMO QUE NÃO TENHA SIDO ADQUIRIDO POR MEIO DE ROUBO, DEVE SER NO ENTANTO, CONSIDERADO FURTADO, SE O POSSUÍMOS SEM DELE PRECISARMOS”.

“MEU ESFORÇO NUNCA DEVE SER O DE DIMINUIR A FÉ DO OUTRO, MAS TORNÁ-LO UM MELHOR SEGUIDOR DE SUA PRÓPRIA FÉ”.

“QUANDO HÁ UMA TORMENTA, OS PASSARINHOS ESCONDEM-SE;  AS ÁGUIAS, PORÉM, VOAM MAIS ALTO”.

“A NÃO-VIOLÊNCIA ABSOLUTA É A AUSÊNCIA ABSOLUTA DE DANOS PROVOCADOS A TODO O SER VIVO. A NÃO-VIOLÊNCIA, NA SUA FORMA ATIVA, É UMA BOA DISPOSIÇÃO PARA TUDO O QUE VIVE. É O AMOR NA SUA PERFEIÇÃO”.

“SE UM ÚNICO HOMEM ATINGIR A PLENITUDE DO AMOR, NEUTRALIZARÁ O ÓDIO DE MILHÕES”.

“OS ERROS NÃO SE TORNAM VERDADEIROS POR SE DIFUNDIR E MULTIPLICAR FACILMENTE. DA MESMA FORMA, A VERDADE NÃO SE TORNA ERRO PELO FATO DE NINGUÉM A VER”.

“AS RELIGIÕES, FUNDAMENTALMENTE, NÃO SÃO MAIS QUE AS DIVERSAS ENCARNAÇÕES DA ÚNICA VERDADE. EXISTE UMA SÓ ARVORE, MAS COM MUITOS RAMOS. EM ÚLTIMA ANÁLISE, A RELIGIÃO É INTEIRAMENTE INTERIOR, PESSOAL, POIS EXPRIME AS NOSSAS RELAÇÕES COM DEUS”.

“SÓ QUANDO SE VÊEM OS PRÓPRIOS ERROS ATRAVÉS DE UMA LENTE DE AUMENTO, E SE FAZ EXATAMENTE O CONTRÁRIO COM OS OUTROS, É QUE SE PODE CHEGAR À JUSTA AVALIAÇÃO DE UNS E DE OUTROS”.

“O ÚNICO TIRANO QUE ACEITO NESTE MUNDO É A VOZ INTERIOR, SUAVE E SERENA”.

“A FORÇA GERADA PELA NÃO VIOLÊNCIA É INFINITAMENTE MAIOR DO QUE A FORÇA DE TODAS AS ARMAS INVENTADAS PELA ENGENHOSIDADE DO HOMEM”.

“SER SOLIDÁRIO COM DEUS É SABER PROCURAR O PAI NO SILÊNCIO DO CORAÇÃO, E QUANDO SENTI-LO PLENAMENTE, GUARDAR A PAZ PARA DEPOIS OFERECÊ-LA AOS SOFREDORES DO CAMINHO”.

“COISAS QUE NOS PARECEM IMPOSSÍVEIS, SÓ PODEM SER CONSEGUIDAS COM UMA TEIMOSIA PACÍFICA”.

“FELICIDADE É QUANDO O QUE VOCÊ PENSA, O QUE VOCÊ DIZ E O QUE VOCÊ FAZ, ESTÃO EM HARMONIA”.

“DEVEMOS EXPANDIR O CÍRCULO DO NOSSO AMOR ATÉ QUE ELE ENGLOBE O NOSSO BAIRRO, SE DESDOBRE PARA A CIDADE, O ESTADO E ASSIM SUCESSIVAMENTE, ATÉ O OBJETIVO DO NOSSO AMOR INCLUIR TODO O UNIVERSO”.

“A NÃO-VIOLÊNCIA NÃO EXISTE SE APENAS AMAMOS AQUELES QUE NOS AMAM. SÓ HÁ NÃO-VIOLÊNCIA QUANDO AMAMOS AQUELES QUE NOS ODEIAM. SEI COMO É DIFÍCIL ASSUMIR ESSA GRANDE LEI DO AMOR. MAS TODAS AS COISAS GRANDES E BOAS NÃO SÃO DIFÍCEIS DE REALIZAR? O AMOR A QUEM NOS ODEIA É O MAIS DIFÍCIL DE TUDO. MAS, COM A GRAÇA DE DEUS, ATÉ MESMO ESSA COISA TÃO DIFÍCIL SE TORNA FÁCIL DE REALIZAR, SE ASSIM O QUISERMOS”.

“A EXPERIÊNCIA COTIDIANA ME DIZ QUE CADA PROBLEMA COMEÇA A SE RESOLVER QUANDO DECIDIRMOS FAZER DO AMOR A LEI DA NOSSA VIDA”.

“UM PASSO POR VEZ, É QUANTO BASTA”.

“SÓ SE ADQUIRE PERFEITA SAÚDE VIVENDO NA OBEDIÊNCIA ÀS LEIS DA NATUREZA. A VERDADEIRA FELICIDADE É IMPOSSÍVEL SEM VERDADEIRA SAÚDE, E A VERDADEIRA SAÚDE É IMPOSSÍVEL SEM RIGOROSO CONTROLE DA GULA. TODOS OS DEMAIS SENTIDOS ESTARÃO AUTOMATICAMENTE SUJEITOS A CONTROLE, QUANDO A GULA ESTIVER SOB CONTROLE. AQUELE QUE DOMINA OS PRÓPRIOS SENTIDOS CONQUISTOU O MUNDO INTEIRO E TORNOU-SE PARTE HARMONIOSA DA NATUREZA”.

 


Contacto

Acessando a Divina Luz - Lições de Vida